Se houver cobranças de “ENERGIA REATIVA EXCEDENTE”, ou “REATIVO EXCEDENTE”, ou ainda, “UFER”, isso é multa. Este valor com os impostos (ICMS, PIS, PASEP, CONFINS) pode ultrapassar percentuais de 40% na conta mensal.
Como localizo a multa na minha conta de energia?
E como é medida a energia reativa?
Através do medidor eletrônico, como esse que está sendo instalado em todos os comércios . Ele pode medir tanto a energia ativa quanto a reativa, possibilitando o acompanhamento do consumo das duas, que virá detalhado em sua conta de energia elétrica. Para saber se a energia reativa consumida está em excesso, você precisa ficar atento ao fator de potência.
O que é fator de potência?
O fator de potência é o valor que indica quanto da energia total usada na instalação foi efetivamente consumida como energia ativa (kWh). Valores altos de fator de potência (próximos a 1) indicam que está sendo utilizada pouca energia reativa em relação à energia ativa, garantindo o uso racional de energia elétrica. Já os valores baixos de fator potência (abaixo de 0,92) indicam que há excesso de energia reativa.
Como posso corrigir o baixo fator de potência?
Para isso, você deve contratar um profissional habilitado e de sua confiança que, após analisar as causas do uso excessivo de energia reativa, indicará como adequar suas instalações e, se necessário, o orientará à instalação de banco de capacitores. É fundamental a contratação desse profissional, pois existem diferentes tipos de capacitores no mercado. E o uso excessivo deste equipamento pode ser prejudicial para sua instalação elétrica.